Institucional

DA FAMÍLIA BAUDUCCO
PARA
OUTRAS FAMÍLIAS

Em 1948, Carlo Bauducco chegou ao Brasil com o sonho de uma nova vida. E foi através de um precioso pedaço de massa viva que ele começou a sua primeira grande receita  que conquistaria o coração dos brasileiros: o panettone.

A pequena doceira do Brás cresceu, e, em 2018, um novo sonho foi compartilhado pela família Bauducco: ter uma escola de panificação!

Dele, nasceu o Instituto Bauducco com o propósito de inspirar pessoas a acreditarem e perseguirem seus sonhos, tendo, no ofício da panificação, uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Nosso Propósito

Temos o universo dos pães como
inspiração e a educação como caminho
para desenvolver pessoas na busca por seus sonhos.

Carta Madre

No Universo dos pães, a massa madre é o ingrediente especial que traz vida e singularidade para qualquer receita. Inspirado nesse elemento, compartilhamos com você, a nossa CARTA MADRE

Um manifesto que expressa, por meio de palavras, a essência do nosso olhar para toda e qualquer iniciativa do Instituto Bauducco.  

Acreditamos no pão como ofício, artesania, história e elemento pedagógico. Ele é caminho para promover a transformação social que queremos ver no mundo, gerando oportunidades de realização profissional e geração de renda.  

Seja na cozinha, em uma sala de aula ou em uma roda de conversa, acreditamos que todo lugar pode ser um espaço para aprender. E quem se senta à nossa mesa, é convidado a se perceber como protagonista do seu próprio processo educativo. Nosso “modo de preparo” acolhe, empatiza, cria vínculo e constrói junto 

Se o aprendizado acontece em qualquer espaço, cada ação também tem seu potencial pedagógico. O fazer do pão é um momento de afetividade e reflexão. Da escolha dos ingredientes e até a partilha na mesa, tudo pode nos ensinar!  

Pode ser que as linhas acima sejam vistas como uma “receita” do nosso fazer, mas não podemos deixar de reconhecer um fator inerente a qualquer massa madre:  A influência que ela recebe pelo ambiente que está e pelas pessoas que a “alimentam”.  

Por mais que nossa educação seja planejada por uma equipe competente e apaixonada, abrimos espaço para que jovens, familiares, membros da comunidade e especialistas em diferentes áreas deixem seu toque especial em nosso dia a dia.  

Essa é a educação que queremos partilhar. Onde o calor de cada mão, a intensidade de cada respiração, a paixão e a força de cada história possam trazer novos sonhos, saberes e sabores para o mundo.   

Bom apetite! 

Equipe

Camila Paixão

Gestão Administrativa

Marina Mazzon

Educadora e Gestão de Projetos em Panificação

Rose Porto

Empregabilidade, Geração de Renda e Educação Continuada

Tati Leonel

Educadora de Autoconhecimento

Cauê Augusto

Estagiário de Comunicação

Davi Heller

Coordenador do IB e educador da oficina Empreender-se